7ª SÉRIE

ENTREVISTA:

Sou a Natiele Cordeiro Gonçalves, aluna da 7ª série. Entrevistei a coordenadora do Projeto Mais Educação da Escola Centenário, Jaqueline Otilia Kemp, que iniciou suas atividades no dia 19/09 deste ano.

Natiele: Sabemos que a Escola Centenário foi contemplada com o projeto “Mais Educação” e que a senhora é coordenadora deste projeto. Como irá funcionar esse projeto?
Profª Jaqueline: Teremos as oficinas de teatro, de matemática, de letramento e atletismo.
            Natiele: Quais são os objetivos desse Projeto?     
            Jaqueline: Maior permanência das crianças e adolescentes na escola, aumentando as possibilidades de prendizagem em diferentes áreas do conhecimento. 
            Natiele: Sabemos que os alunos permanecerão o dia todo na escola, por isso almoçarão também lá. Como será o cardápio a partir do projeto Mais Educação?         Jaqueline: O Cardápio é elaborado por uma nutricionista encaminhado pela 36ª CRE e preparado pelas merendeiras da escola.
            Natiele: Quais são as expectativas deste projeto para a melhoria da aprendizagem dos alunos na escola?
           Jaqueline: As oficinas foram pensadas de acordo com dificuldades apresentadas pelos alunos em aula. Esperamos assim que haja uma melhora significativa na aprendizagem dos conhecimentos adquiridos. 
            Natiele:Quando iniciou  o  projeto?
           Jaqueline: O projeto iniciou dia 19 de setembro de 2011 com os alunos, mas os preparativos para a escola vêm desde o fim do ano passado.
           
             Natiele: Obrigada pela atenção! Esperamos que o projeto seja um sucesso e que os alunos realmente aproveitem essa oportunidade.

PERIGOS DE UM BLOG

Muitas pessoas utilizam os sites de relacionamento porque estão em busca de diversão e entretenimento. Mas esta busca pode ser uma dor de cabeça, pois um blog oferece muitos perigos para os usuários e até mesmo os adultos devem se precaver com o que colocam e o que circula no seu, devem ter muito cuidado com o que postam nele.
Apesar de muitos pontos positivos em ter um site às pessoas devem levar em conta que o espaço é publico e que as opiniões podem ofender outras pessoas, por isso é interessante que os donos do blog elaborem um termo que deixe claro as intenções do site, condições de utilização o que se eximam da responsabilidade de opinião de terceiros.
Sendo um blog pessoal, quase um diário, deve-se tomar cuidado com as informações que você disponibilizará (telefone, endereço, fotos), pois pessoas mal intencionadas podem fazer uso indevido desses dados.
            Outro problema é que nem tudo é postado em sites é verídico e estas informações irão para todo o canto do mundo.
             Os sites de relacionamento viraram mania, embora não seja apropriado para menores de 18 anos, justamente pelos perigos que nele circula, dentre eles a pedofilia, o bullyng e outros tipos de assédios, a maioria são menores os que mais se expõem.  
                                                                                                          Alunos da 7ª série
                                                                                                          Profª Rosane Marquioro

                                                      VANTAGENS DE UM BLOG
         
           O blog pode ser muito útil se você souber usá-lo. Ele funciona como um diário, só que é exposto para milhões de pessoas em todo o mundo, que ao acessarem podem também colocar suas opiniões, gerando uma discussão sadia. .
Os blogs proporcionam conhecer outras pessoas, ficar sabendo da vida, do dia-a-dia e ser conhecido. Alguns podem dizer que blog é um lugar que pode haver bullyng, mas se isso acontecer, e as outras virem, esta pessoa é obrigada a retirar o que colocou e pode ser processada.
             A discussão virtual leva amadurecimento de ideias e a flexibilidade em aceitar a opinião alheia. O blog ainda serve para você colocar o seu currículo e ter chance de arrumar um bom emprego. Além de proporcionar a oportunidade, se caso tiver muitos acessos, pois se muito acessado as empresas se interessam em expor seus produtos. E assim ganhar dinheiro.
             O blog ainda serve como serviço social e ajuda a achar parentes perdidos da família pelo sobrenome ou mesmo organizar algum tipo de protesto. Você pode ser famoso pelo que postou e agradou.
             Em fim o blog abre portas e oportunidade, é só saber usá-las.
                                                                 
                                                                                                          Alunos da 7ª série
                                                                                                          Profª Rosane Marquioro



MEMÓRIA:

VERGONHA

Ainda lembro-me dos risos e da vergonha que eu passei naquele dia. Era um sábado de aleluia. Estávamos eu, a minha Irmã Fernanda, a minha prima Joice e a minha amiga Giane. Nós estávamos caminhando no parque.
Nós já estávamos cansadas de tanto caminhar e não encontrar ninguém de interessante. Procuramos um banco para sentarmos, mas estavam todos ocupados, então resolvemos improvisar um. O parque cheio, vários gatinhos passando por nós, quando de repente - CREK-!!! O banco caiu! Passamos o maior mico, sabe o que é todos te olhando com uma vontade imensa de rir! Nossa! Nunca passei tanta vergonha em toda minha vida.
Mas com toda a vergonha que senti, levantamos a cabeça e fomos caminhar mais um pouco na espera de um banco vazio. Todos nos olhavam com deboche e dando muita risada.
            Depois de 15 minutos caminhando, encontramos um banco desocupado - até que enfim. Nós estávamos arrebentadas por causa do “tombo”.
Bom, agora eu sei que jamais devo sair em pleno sábado de aleluia! Bem que a minha vó nos avisou. Agora aprendi que devo confiar mais nos mais velhos.  

                                                                                  Escrito por Rafaela dos Santos Pereira-7ª série
                                                                                  Profª Rosane Marquioro


CRÔNICA:

                                                                                    Meu primeiro beijo!!!!

    Muitos dizem que o primeiro beijo deve ser perfeito, marcam lugar data, hora....mas não é isso. Muito pelo contrário. O primeiro beijo para ser bom basta ser com quem amamos. E foi assim comigo.
    Naquela bela sexta-feira, depois da escola, eu estava indo para casa e meu celular tocou. Quando eu olhei para o visor estava escrito assim: “AMOR”. Naquela hora até imaginei o que ele queria, mas mesmo assim atendi.
    Estava certa, era um convite para ir a sua casa. Como eu queria conhecer a casa dele, eu fui, sem a menor noção do que iria acontecer.
    Depois do papo vai, papo vem, ele chegou bem pertinho de mim e eu me aproximei mais. Seu perfume estava me levando a loucura. Foi quando eu virei o rosto e ele também, meu coração disparou, meu sangue ferveu. Fechei os olhos e fui.
    Naquele momento vi que basta amar para conseguir ser feliz, e nunca fingir, pois se não deu errado na hora, em algum momento dará.
    Quando abri os olhos quase morri de vergonha... aquele momento terminou com um grande abraço de dois apaixonados.
    Hoje percebo que aquele beijo não poderia ser melhor, e que mesmo não sendo planejado foi o melhor primeiro beijo que eu poderia ganhar. E lembrando daquele dia só posso dizer que não mudaria nada para que fosse  melhor, pois isso seria impossível.E que beijo por amor é bem melhor que beijo planejado.

Aluna: Joice Milena da  Silva  Roque  
Professora: Rosane Marquioro