Artigo de Opinião:
A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA
AOS OLHOS DA 8° SÉRIE DO CENTENÁRIO
A 8° série realizou um amplo debate referente à legalização da maconha na disciplina de português com a professora Rosane Marquioro.
A ideia surgiu com a discussão da TV em torno desse assunto e a professora aproveitou para introduzir a modalidade textual dissertativa trabalhando com argumentação, conjunções, orações coordenadas, elos de coesão, tipos de argumentos, tópico frasal, coerência e coesão, concordância nominal e verbal.
Que culminou com o texto “Droga é uma droga” escrito por João Francisco Gonsalvez.
A DROGA É UMA DROGA
No BRASIL de hoje com tantos problemas no setor do governo estão tentando criar mais problemas ainda com a legalização das drogas, especificamente a maconha, com toda essa polêmica estão tentando manipular o público dizendo que “com a legalização da maconha as coisas vão melhorar”.
Mas será? Estaremos mesmo seguros com nossos familiares? Será que não haverá vendedores de drogas nas portas das escolas? Será que depois da legalização da maconha jovens usuários não irão para drogas mais fortes como CRACK E ÔXI? Será que com a pouca influência dos pais sobre os filhos, com o pouco convívio entre os demais e sem o devido diálogo familiar, como irão saber que as drogas não prestam?
Será que com a legalização das drogas não irá aliciar mais jovens a se drogarem? Será que não terá em cada esquina um vendedor de drogas que oferecerá seu produto legalmente ao meu amigo, meu irmão ou teu filho?.
Com a legalização jamais estaremos seguros. O caos de hoje, como crimes e assassinatos , como sobrará tempo para a polícia fiscalizar as ruas? Quem garante que os vendedores de drogas não venderão para menores de idade? Com certeza a criminalidade aumentará.
O álcool é uma droga legalizada e causa acidentes e mortes. O cigarro é uma droga legalizada e causa muitas consequências como o câncer e prejudica o sistema respiratório. Como o governo a legalizará a maconha sendo que o cigarro e o álcool já causam tanto perigo a humanidade e aos cofres públicos.
Será que com a legalização da maconha não estaremos contribuindo ainda mais com os traficantes.
O governo e a sociedade precisão pensar um pouco mais em suas decisões.
João Francisco Gonsalvez – 8ª série
Profª Rosane Marquioro
Texto de memória:
Um momento marcante
Ainda lembro-me dos risos e da vergonha que eu passei naquele dia. Era um sábado de aleluia. Estávamos eu, a minha Irmã Fernanda, a minha prima Joice e a minha amiga Giane. Nós estávamos caminhando no parque.
Nós já estávamos cansadas de tanto caminhar e não encontrar ninguém de interessante. Procuramos um banco para sentarmos, mas estavam todos ocupados, então resolvemos improvisar um. O parque cheio, vários gatinhos passando por nós, quando de repente - CREK-!!! O banco caiu! Passamos o maior mico, sabe o que é todos te olhando com uma vontade imensa de rir! Nossa! Nunca passei tanta vergonha em toda minha vida.
Mas com toda a vergonha que senti, levantamos a cabeça e fomos caminhar mais um pouco na espera de um banco vazio. Todos nos olhavam com deboche e dando muita risada.
Depois de 15 minutos caminhando, encontramos um banco desocupado - até que enfim. Nós estávamos arrebentadas por causa do “tombo”.
Bom, agora eu sei que jamais devo sair em pleno sábado de aleluia! Bem que a minha vó nos avisou. Agora aprendi que devo confiar mais nos mais velhos.
Escrito por Rafaela dos Santos Pereira-7ª série
Profª Rosane Marquioro