SITES E BLOGS INTERESSANTES

Modalidades Textuais Realizados na Disciplina de Português




Biografia:
Eu

Meu nome é Rafaela, nasci no dia 7/9/1998, tenho 12 anos, nasci no Hospital de Caridade de Ijuí.   
Quando completei 2 meses fui, juntamente com os meus pais, para a cidade de Veranópolis. Lá moramos 11 anos, eu e os meus primos, Jhonathan e Joice aprontaram cada uma lá..., se tinha uma briga, nós éramos os primeiros a nos meter...
Minha família é enorme. Amo ela! Ela é tudo para mim. Meus pais são separados e eu moro com minha vó, minha mãe no Bairro Lambari! E o meu pai mora no mesmo bairro que eu, Tancredo Neves. Ele não tem importância na minha vida! Acho que não...
Tenho 3 irmãos, a Fernanda com15 anos, e é deficiente visual (ela mora comigo), a Jhenifer com 13 que mora com minha mãe e a Gabrieli que tem um aninho...
Minha escola, Centenário, é maravilhosa, tenho vários amigos e eles são incríveis, são realmente verdadeiros! Eu tenho três melhores amigas: a Milena, a Giane e a Adriane, nessas três meninas eu confio muito, mas muito mesmo. Também tenho os meus amigos fofos – Rafael, Cássio e o Jhony... e esses eu amo de paixão. Sei que não vai dar para escrever tudo sobre os meus amigos... Por isso eu só citei os que ocupam um lugar especial em meu coração.
Voltando para a escola... Minhas professoras são uns amores! Não tiro as melhores notas, mas eu tenho minha consciência limpa, porque eu vou até aonde eu consigo, sempre ultrapassando os meus limites!
E é isso. Só um pouquinho de mim.

                                                                                  Rafaela dos Santos Pereira        





ENTREVISTA:


Sou a Natiele Cordeiro Gonçalves, aluna da 7ª série. Entrevistei a coordenadora do Projeto Mais Educação da Escola Centenário, Jaqueline Otilia Kemp, que iniciou suas atividades no dia 19/09 deste ano.

Natiele: Sabemos que a Escola Centenário foi contemplada com o projeto “Mais Educação” e que a senhora é coordenadora deste projeto. Como irá funcionar esse projeto?
Profª Jaqueline: Teremos as oficinas de teatro, de matemática, de letramento e atletismo.
            Natiele: Quais são os objetivos desse Projeto?     
            Jaqueline: Maior permanência das crianças e adolescentes na escola, aumentando as possibilidades de prendizagem em diferentes áreas do conhecimento. 
            NatieleSabemos que os alunos permanecerão o dia todo na escola, por isso almoçarão também lá. Como será o cardápio a partir do projeto Mais Educação?         Jaqueline: O Cardápio é elaborado por uma nutricionista encaminhado pela 36ª CRE e preparado pelas merendeiras da escola.
            NatieleQuais são as expectativas deste projeto para a melhoria da aprendizagem dos alunos na escola?
           Jaqueline: As oficinas foram pensadas de acordo com dificuldades apresentadas pelos alunos em aula. Esperamos assim que haja uma melhora significativa na aprendizagem dos conhecimentos adquiridos. 
            Natiele:Quando iniciou  o  projeto?
           Jaqueline: O projeto iniciou dia 19 de setembro de 2011 com os alunos, mas os preparativos para a escola vêm desde o fim do ano passado.
           
             Natiele: Obrigada pela atenção! Esperamos que o projeto seja um sucesso e que os alunos realmente aproveitem essa oportunidade.




ARTIGO DE OPINIÃO:
PERIGOS DE UM BLOG

Muitas pessoas utilizam os sites de relacionamento porque estão em busca de diversão e entretenimento. Mas esta busca pode ser uma dor de cabeça, pois um blog oferece muitos perigos para os usuários e até mesmo os adultos devem se precaver com o que colocam e o que circula no seu, devem ter muito cuidado com o que postam nele.
Apesar de muitos pontos positivos em ter um site às pessoas devem levar em conta que o espaço é publico e que as opiniões podem ofender outras pessoas, por isso é interessante que os donos do blog elaborem um termo que deixe claro as intenções do site, condições de utilização o que se eximam da responsabilidade de opinião de terceiros.
Sendo um blog pessoal, quase um diário, deve-se tomar cuidado com as informações que você disponibilizará (telefone, endereço, fotos), pois pessoas mal intencionadas podem fazer uso indevido desses dados.
            Outro problema é que nem tudo é postado em sites é verídico e estas informações irão para todo o canto do mundo.
             Os sites de relacionamento viraram mania, embora não seja apropriado para menores de 18 anos, justamente pelos perigos que nele circula, dentre eles a pedofilia, o bullyng e outros tipos de assédios, a maioria são menores os que mais se expõem.  
                                                                                                          Alunos da 7ª série
                                                                                                          Profª Rosane Marquioro

              

                                                      VANTAGENS DE UM BLOG
         
           O blog pode ser muito útil se você souber usá-lo. Ele funciona como um diário, só que é exposto para milhões de pessoas em todo o mundo, que ao acessarem podem também colocar suas opiniões, gerando uma discussão sadia. .
Os blogs proporcionam conhecer outras pessoas, ficar sabendo da vida, do dia-a-dia e ser conhecido. Alguns podem dizer que blog é um lugar que pode haver bullyng, mas se isso acontecer, e as outras virem, esta pessoa é obrigada a retirar o que colocou e pode ser processada.
             A discussão virtual leva amadurecimento de ideias e a flexibilidade em aceitar a opinião alheia. O blog ainda serve para você colocar o seu currículo e ter chance de arrumar um bom emprego. Além de proporcionar a oportunidade, se caso tiver muitos acessos, pois se muito acessado as empresas se interessam em expor seus produtos. E assim ganhar dinheiro.
             O blog ainda serve como serviço social e ajuda a achar parentes perdidos da família pelo sobrenome ou mesmo organizar algum tipo de protesto. Você pode ser famoso pelo que postou e agradou.
             Em fim o blog abre portas e oportunidade, é só saber usá-las.
                                                                 
                                                                                                          Alunos da 7ª série
                                                                                                          Profª Rosane Marquioro
             


A DROGA É UMA DROGA


                No BRASIL de hoje com tantos problemas  no setor do governo estão tentando criar mais  problemas  ainda com a legalização das drogas, especificamente a maconha, com toda essa polêmica estão  tentando  manipular o público  dizendo  que “com a legalização da maconha as  coisas vão melhorar”.

Mas será? Estaremos mesmo seguros com nossos familiares? Será que não haverá vendedores de drogas nas portas das escolas? Será que depois da legalização da maconha jovens usuários não irão para drogas mais fortes como CRACK E ÔXI? Será que com a pouca influência dos pais sobre os filhos, com o pouco  convívio entre os demais  e sem  o devido diálogo familiar, como irão saber que as drogas não prestam?       

Será que com a legalização das drogas  não irá aliciar mais jovens a se drogarem? Será  que  não terá em cada esquina  um vendedor de drogas  que oferecerá seu produto legalmente ao meu amigo, meu irmão  ou teu  filho?.

                Com  a legalização  jamais estaremos seguros. O caos de hoje, como  crimes e assassinatos , como sobrará tempo para a polícia  fiscalizar as ruas? Quem garante que os vendedores de drogas não venderão para menores de idade? Com certeza a criminalidade aumentará.     

O álcool é uma droga legalizada e causa  acidentes e mortes.  O cigarro é uma droga legalizada  e causa  muitas consequências como o câncer e prejudica  o sistema respiratório. Como  o governo  a legalizará  a maconha   sendo que o cigarro  e o álcool  já causam  tanto perigo a  humanidade  e aos cofres públicos.

Será  que  com a legalização da  maconha não  estaremos  contribuindo ainda mais com os  traficantes.

O governo  e a sociedade  precisão  pensar um pouco mais em suas decisões.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        João Francisco Gonsalvez – 8ª série
 Profª Rosane Marquioro